Thumbnail: qual a importância dela para o seu vídeo?

Começamos o artigo de hoje com um questionamento: você acessaria um vídeo que não tem nada que identifique o tema ou alguma característica dele, ou preferiria o que tem uma imagem na capa representando o que você vai ver?

Se a resposta for a segunda opção, as suas escolhas são diretamente influenciadas pelas thumbnails. Sim, mais um termo em inglês, mas que não é nada complicado de entender.

Vem com a gente e confira o que é, a sua importância para o SEO e dicas de como fazer a sua. Saiba Mais!‍

O que é thumbnail?

Traduzido do inglês literal, esse nome significa “unha do polegar” no bom e velho português. Mas, calma! Não estamos falando dos seus dedos e sim de uma metáfora sobre o pequeno tamanho de um polegar. O termo está mais presente em sua vida do que imagina.

As thumbs são aquelas imagens reduzidas, que podem ser encontradas na galeria de fotos do seu celular. São também aquelas miniaturas que o Google Imagens apresenta ao pesquisarmos determinado termo.

No universo dos vídeos, aquela capa bem elaborada que você tem contato assim que procura por um vídeo no YouTube, por exemplo, também é uma thumbnail e é sobre ela que vamos falar hoje.‍

Qual a função de uma thumbnail?

As thumbnails servem como prévia de um conteúdo para gerar mais interesse nas pessoas. Com elas, o usuário entenderá rapidamente o que estará consumindo ao clicar naquela imagem, vídeo, link, etc.

Para os vídeos, por exemplo, além de aumentar as chances de alguém assisti-lo, elas também mantêm o feed organizado.

Pelo fato da grande maioria dos arquivos serem compactos, ou seja, significativamente fáceis de carregar, as thumbnails favorecem as buscas online.

Por isso, ao realizar uma pesquisa, as imagens aparecerão rapidamente, fazendo com que as prévias sejam visualizadas com praticidade e rapidez, além de melhorar consideravelmente a experiência do usuário durante as suas pesquisas.‍

Tamanho do arquivo influencia no ranqueamento

Um dos diversos fatores que determinam o posicionamento do seu conteúdo nos buscadores é a velocidade de carregamento. Isso significa que, quanto mais rápido, melhor posicionado.

Dessa forma, devido ao seu tamanho reduzido, a thumbnail é uma ótima alternativa para melhorar o seu SEO e elevar a sua colocação nos sites.‍

Thumbnail torna o seu vídeo mais atrativo

Como comentado agora pouco, o interesse das pessoas pode ser totalmente visual. Tal qual identificamos produtos no mercado pela embalagem, vídeos também são escolhidos pela primeira impressão, ou neste caso, pelas miniaturas utilizadas neles.

Não é necessário fazer algo totalmente chamativo, informações básicas e um visual simples pode bastar, tudo vai depender do que você deseja transmitir.

Os elementos mais utilizados nas capas são:

Texto – além do título, ele pode usar algum gatilho textual sobre o que o vídeo trata em poucas palavras.

Cor – baseie-se na identidade visual da sua marca, mas também é possível fugir dos tons do branding em ocasiões especiais.

Imagem – capture um momento específico do vídeo ou, em caso de entrevistas, por exemplo, use uma foto bem bonita dos convidados.

Ícones e emojis – acrescente esses componentes se quiser deixar o visual mais atrativo, sem poluir a imagem.

Ah! É importante que todos estes itens tenham ligação com o conteúdo e você seja o mais objetivo possível.‍

Fortalecimento da sua marca com o uso de thumbnails

Usar as imagens personalizadas pode ser uma ótima forma de fortalecer a marca do seu negócio. Pois, à medida com que são postados os vídeos, as pessoas memorizam que aquela thumb é do seu canal e saberão identificar ele em outros momentos.

Este fator é comprovado em um estudo recente, feito pelo HubSpot, onde foi revelado que 80% dos usuários lembram de um vídeo assistido nos últimos 30 dias.

Dessa forma, a frequência de acessos pode ser mantida e irá promover um aumento significativo no engajamento (comentários, curtidas e compartilhamentos).

Visite nosso canal no YouTube

Quer visualizar como as thumbnails ficam na prática? Acesse agora mesmo o canal da Winnin no YouTube e inscreva-se para não perder nenhuma novidade.

CONFERIR CANAL


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *